04/05/2012

A arte nas fachadas das Casas – Bavaria




Hoje vamos divagar até à cidade de Oberammergau na Bavaria (Alemanha) para apreciar as lindissimas pinturas nas fachadas das casas.





No centro histórico da cidade são muitas as casas que estão decoradas com "Lüftlmalerei" ou frescos, com contos da Baviera ou temas religiosos.





As pinturas das casas tiveram a sua origem a partir do século XVIII e pretendeu-se embelezar as fachadas simples.





Um dos primeiros artistas locais foi Franz Seraph Zwinck (1748-1792) que vivia na casa chamada Lüftl Zum.





Este artista também projetou uma das igrejas paroquiais locais e pintou a casa Pilatus, que é utilizada atualmente como galeria de arte com demonstrações de escultura em madeira.





No século XX, os temas religiosos foram estendidas para os contos de fadas e algumas das casas são pintadas com cenas de Little Red Riding Hood e Hansel e Gretel, usando o mesmo estilo tradicional.





Fontes e Fotos: www.heatheronhertravels.com/; email recebido; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: A arte nas fachadas das Casas – Bavaria

22 comentários:

  1. Lindos afrescos na fachada que indicam a arte em cada lar, são lindas estas fotos, amo ver fotografias. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, sou apaixonada pela Bavaria desde que vi o filme "Sissi a Imperatriz"., as casas parecem de brinquedo, são lindas. E o interior da Bavaria é espetacular. Belíssimo post. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Olá, vim conhecer o seu blog e adorei tudo por aqui. Já estou te seguindo e estarei sempre por aqui vendo as novidades. Acabei de criar um blog e gostaria muito de receber sua visita e seu comentário. Se gostar me siga tbm.
    Beijos e até a proxima visitinha...

    ResponderEliminar
  4. Artes lindíssimas...Obrigada pela partilha.
    Grande abraço!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por esta partilha que nos mostra uma belissima cidade que eu nunca veria de outra forma.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Lindas e parecem casinhas de boneca.não é? Adoro ver!beijos,chica e lindo fds!

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso, e muito mais quando o povo a respeita a arte na rua!
    beijos e bom fim de semana.

    Tais

    ResponderEliminar
  8. Maria

    A arte tem sempre lugar e mais expressão se divulgada por quem a sabe entender. Que belo passeio visual proporcionaste pela Baviera!...
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. E eu que sou apaixonada pela arquitetura das casas na serra gaúcha, agora fiquei de queixo caído com tamanha beleza!! Sensacional!! obrigada por compartilhar!

    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!♥

    ResponderEliminar
  10. Maria,que deslumbrantes essas fachadas!Muito bom gosto na sua postagem!bjs e meu carinho!

    ResponderEliminar
  11. Maria minha querida
    São lindas parecem aquelas dos nossos sonhos em criança, parecem as casinhas das bonecas.
    Bom fim de semana e um feliz dia da mãe.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  12. Que viagem lindissima me ofereceu, minha amiga!

    Desconhecia por completo esta realidade, embora adorasse ter o meu prédio pintado assim....

    Um grato beijo.

    ResponderEliminar
  13. Olá querida, bom dia.Menina imagina o que é visitar um lugar como este com tantas imagens bonitas nas fachadas das casas, um dia é pouco. Que lugar maravilhoso. Que riqueza de arte, que linda tradição. adorei conhecer mais este cantinho maravilhoso através de suas postagens tão ricas. Desejo à você um final de semana encantador e beijinhos carinhosos para ti querida.

    ResponderEliminar
  14. Uauuu!Maria!que lindooooo!e quase que perco de apreciar algo assim com tanta beleza e arte! ainda bem que olhando pela janelinha me deu vontade de vir aqui hoje...juro que nunca tinha visto e nem imaginado que existia casas assim.Nossa!fico imaginando um lugar assim aqui no Brasil....FANTASTICO!adorei!Beijinho amiga Feliz final de semana!

    ResponderEliminar
  15. Maria amiga:
    Senti-me dentro de um conto de fadas.
    Que coisa linda!
    Bom fim de Semana
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Um sábado cheio de carinho, poesia e paz pra você minha amiga...beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  17. Não tem como não gostar de detalhes tão bem elaborados e conservados através do tempo.Lindo e sensível seu blog,obrigado por dividir coisas tão bela conosco.Beijo de carinho do leitor,agora frequente.:-BYJOTAN.

    ResponderEliminar
  18. Até estou aparvalhada...que coisa lindaaaa!!!
    Nunca vi semelhante...

    Um bom fds.
    BShell

    ResponderEliminar
  19. Que coisa mais linda. Deve ser muito bom passear por um lugar assim. É de se encantar a vista e o coração!
    Obrigada pela partilha, querida Maria.

    Te desejo um final de semana abençoado.

    Beijoooooooooo,

    Cid@

    ResponderEliminar
  20. Meu Deus fiz uma viagem de sonhos... Maria caprichastes mesmo na feitura desta blogagem, quase me senti na Bavária bebendo uma .... Olá minha querida passei para abraçar-te pelo dia de amanhã e se tiver u tempinho aparece durante o dia lá no meu happy http://happyhour-na-ilha.blogspot.com.br/ .
    Um beijo enorme no coração. Luz, paz e fé.

    ResponderEliminar
  21. E nem precisei fechar os olhos para fazer uma viagem á Europa, agora. Que lindo, Maria! Foi um presente lindo esse seu post! Devorei as imagens. Um abração forte para você, diretamente do lado de cá do oceano.

    ResponderEliminar
  22. Olá Maria!
    Gostei de rever algumas casas e olhar pela 1ª vez para outras. São lugares com umas características invulgares e de grande beleza artística.Obrigada por me ter proporcionado esta visita.Beijos.
    M. Emília

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo