12/04/2014

Estremoz

Em março eu e a minha familia fomos passar um fim de semana em Vila Viçosa, como já falei e mostrei - AQUI - Um dos locais por que passamos foi por Estremoz, foi apenas uma visita muito curta, mas deixo aqui  um pouco do que vimos.

Estremoz situa-se no Distrito de Évora, na região do Alentejo. É conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, cuja origem é muito antiga, como comprova o Templo romano de Évora, que contém mármore originário de Estremoz. A Estremoz foi concedida a distinção de «Notável Vila», atribuída pelos reis de Portugal a muitas das suas vilas. Aqui terá falecido, em 1336, a rainha Santa Isabel. Foi elevada à categoria de cidade em 1926.

Como já era tarde quando chegamos, seguimos logo em direção ao castelo que se encontra lá no alto da cidade em posição dominante. Não existem dados concretos acerca das suas origens mas pensasse que os trabalhos de reconstrução do castelo se teriam iniciado sob o reinado de D. Sancho II (1223-1248). Sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279) e visando incrementar o seu povoamento e defesa, este soberano outorgou foral à vila em 1258, determinando-lhe a reconstrução e reforço das defesas, bem como a construção da cerca da vila.

A cerca medieval foi melhorada pelos seus sucessores, principalmente pelo seu filho D. Dinis (r. 1279-1325).

Tem duas portas principais opostas: a Porta do Sol ou da Frandina e a Porta de Santarém.

Porta de Santarém

Porta da Frandina

Entramos pela Porta de Santarém e fomos dar ao Largo D. Dinis. No Largo encontra-se a Torre de Menagem, logo ao seu lado está a Pousada Rainha Sta. Isabel, em frente a Igreja de Santa Maria, a Torre Sineira e a Capela da Rainha Santa Isabel.

A lindissima Torre de Menagem, também conhecida como Torre dos Três Reis ou Torre das Três Coroas. Foi concluída sob o reinado de D. Fernando de Portugal (1367-1383) e tem 27 metros de altura.

Torre sineira

Arcada gótica do Paço da Audiência.

Igreja de Santa Maria. As obras da actual igreja iniciaram-se em 1560, por ordem do Cardeal D. Henrique, só tendo sido concluídas no século XVII.

A Pousada de Estremoz, Rainha Santa Isabel.

Capela da Rainha Santa Isabel - Teriam sido os antigos aposentos em que havia falecido a Rainha.

Em frente à Capela numa base circular, encontra-se a estátua da Rainha Santa Isabel, em mármore branco.

Fomos jantar num restaurante situado numa rua entre a Igreja de Santa Maria e a Torre Sineira que era a antiga cadeia comarcã de Estremoz. O restaurante “A Cadeia Quinhentista” é um local incrível, pela decoração, simpatia dos empregados e essencialmente pela deliciosa comida.

Passamos também pela Porta de Evora,  que é a entrada exterior para o ancestral Bairro de Santiago, tendo como elemento mais relevante uma ponte levadiça, sendo reconstituídos posteriormente os seus elementos funcionais e grossas correntes de ferro.

De regresso do castelo e já com a noite a chegar, paramos ainda no Rossio Marquês de Pombal. Estacionamos em frente à Igreja do Convento dos Congregados de São Filipe Néri, a sua construção é de princípios do século XVIII, funcionou inicialmente como palácio de D. Constantino de Bragança, vice-rei da Índia e só posteriormente como convento.

• Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Estremoz

Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

1. Nossa, Maria! Que lindo!
    Como é bom viajar e conhecer ou rever lugares.
    Você é portuguesa?
    Beijos e uma linda noite!
    Lua Singular

2. Lindo o poema de António Gedeão! de facto só as lágrimas são nossas; o choro é da dor...da despedida...da saudade.
    Estremoz e Évora, Maria, já lá fui muitas vezes, mas pela bela apresentação que fazes tenho a certeza de que tenho de´lá voltar, Quanta coisa que se me escapou, amiga!!! Quem cá vier, vai sentir uma vontade enorme de lá ir. E o restaurante? Muito bonito e aconchegante. Dia 16 chegam dois casais amigos meus do Brasil; depois de visitarem o Norte, vão passar em Évora e depois para Lisboa onde embarcarão de novo para o Brasil. Engraçado, o filho do casa ( casado ) é que disse ao pai que tinha de ir a Évora. Penso que não vou com eles, pois de lá já seguem para Lisboa, mas não sei...Sei que por estes lados eu e o meu marido vamos ser os cicerones, mas depois penso que não. Obrigada por esta bela viagem e até sempre. Beijinhos
    Emília

3. Belas fotos.
    Conheci Estremoz quando era uma vila simpática, em duas passagens por lá. Era branca, linda, limpa.
    Gostei de voltar.
    Beijinhos.

4. Boa noite
    gostei muito da história do lugar, um belo roteiro
    Par viagem.
    tenha um bom fim de semana.

5. Fez me recordar o meu passeio a Estremoz.
    Adorei as suas fotos.
    Bom fim de semana

6. Gostei muito de ver as imagens e a descrição sobre este seu passeio.
    Portugal tem coisas muito bonitas de se ver.
    Só lamento que nunca tivéssemos tido políticos capazes para que este
    país pudesse não ser considerado lixo, por agências de raiting...
    Bom fim de semana.
    Bj.
    Irene Alves

7. Nunca lá fui.
    Mas abriste-me o apetite com este magnífico post sobre Estremoz.
    Maria, tem um bom fim-de-semana.
    Beijo.

8. Maravilha! Fiquei encantada.Teu post foi publicado e descrito com muita sensibilidade. Poesia pura.
    “ Poeta é aquele que em estado de graça partilha doces sensações e músicas interiores que assobiam sinfonias inéditas, para que o tempo o leve no rodopio de uma dança inesquecível.” Bjs Eloah

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.