12/02/2014

Não Fora o Mar! - Poema Fernanda de Castro




Não fora o mar,
e eu seria feliz na minha rua,
neste primeiro andar da minha casa
a ver, de dia, o sol, de noite a lua,
calada, quieta, sem um golpe de asa.

Não fora o mar,
e seriam contados os meus passos,
tantos para viver, para morrer,
tantos os movimentos dos meus braços,
pequena angústia, pequeno prazer.

Não fora o mar,
e os seus sonhos seriam sem violência
como irisadas bolas de sabão,
efémero cristal, branca aparência,
e o resto — pingos de água em minha mão.

Não fora o mar,
e este cruel desejo de aventura
seria vaga música ao sol pôr
nem sequer brasa viva, queimadura,
pouco mais que o perfume duma flor.

Não fora o mar
e o longo apelo, o canto da sereia,
apenas ilusão, miragem,
breve canção, passo breve na areia,
desejo balbuciante de viagem.

Não fora o mar
e, resignada, em vez de olhar os astros
tudo o que é alto, inacessível, fundo,
cimos, castelos, torres, nuvens, mastros,
iria de olhos baixos pelo mundo.

Não fora o mar
e o meu canto seria flor e mel,
asa de borboleta, rouxinol,
e não rude halali, garra cruel,
Águia Real que desafia o sol.

Não fora o mar
e este potro selvagem, sem arção,
crinas ao vento, com arreio,
meu altivo, indomável coração,

Não fora o mar
e comeria à mão,
não fora o mar
e aceitaria o freio.


Maria Fernanda Telles de Castro e Quadros
Blog: Fernanda de Castro




14 comentários:

  1. Querida Maria

    A imagem é lindíssima. Ilustra este lindo poema de Fernanda de Castro.
    O Mar: faz toda a diferença, altera todo o ritmo de vida, hábitos e costumes,
    e a toada do coração.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Oi Maria,
    Que linda imagem e poesia
    Parabéns
    LuaSingular

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida maria
    Não fora o mar, eu teria enlouquecido... como ele me faz relaxar!!!
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  4. Que lindo amei!
    para mim seria ...não fora o verde...
    bj

    ResponderEliminar
  5. Oi Maria querida, que post lindo!
    Eu gosto muito do mar, é muito lindo!
    Espero que sua mãe esteja melhor!
    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Belo poema.Perfeito.Amei.Amiga, sempre é um prazer passar por aqui.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Maria! Este poema é soberbo,tenho os livros desta poetisa e todos eles lindos.
    Beijinhos/Amizade

    ResponderEliminar
  8. Olá, Maria. Um belo poema! Não conhecia a poetisa, adorei! Belissima imagem. Espero que tudo esteja bem com sua mãe e toda familia! Desculpe, pois ando em falta por ploblemas de conexção. Agradeço todo o carinho sempre! È uma alegria ter vc por lá. òtimo dia!! Bjos.

    ResponderEliminar
  9. Que belo poema Maria...com certeza foi uma viagem para mim
    Passando para te deixar um abraço...
    e te desejar um abençoando final de semana!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia querida amiga adoro o mar e tudo que me fala sobre ele este poema é realmente magestoso como o mar
    um abraço tenha uma linda quinta feira bjs marlene

    ResponderEliminar
  11. Maria o mar vive perto de mim, olhe só minha ousadia, sou eu que vivo perto dele, tudo que a ele se refere sempre me toca.
    Este poema é muito lindo, mexe com o coração acerta em cheio.
    beijinhos
    Léah
    (Como vai sua mãezinha? Espero que se recupere)

    ResponderEliminar
  12. O mar, esse inspirador com cara de adamastor, por vezes.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Mas que encantadora poesia escolheu,Maria! Adorei ler! bjs,

    ResponderEliminar
  14. Minha querida

    Um lindo poema de uma poetisa que eu adoro ler.
    Obrigada pela visita e as melhoras da tua mãe.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo